RECIPROCIDADE

Hoje estava passando pelo centro da cidade e fui surpreendida. Em uma das ruas, vi que havia uma vaga de deficiente, e que o carro que estava nessa vaga não era de deficiente e estava com o pisca alerta ligado. Até aí (quase) tudo bem! No quarteirão seguinte, do mesmo lado da calçada, percebo que há um carro parado no meio das duas passagens de ‘Entrada’ e ‘Saída’ de um edifício, da mesma forma que o anterior, com o pisca alerta ligado. Bom, aí já fiquei irritada. Poxa.. Quer dizer então que se eu ligar o pisca alerta, posso estacionar meu carro em cima da calçada, posso estacionar na esquina, andar na contra-mão.!?!?

Então quer dizer que ligar o pisca alerta para estacionar em locais proibidos para determinados veículos virou o ‘café-com-leite’ das relações no trânsito!?!? Dificilmente eu saio do meu círculo social e vou para o centro da cidade, pois me irrito com essas coisas, me irrito com a atitude com que as pessoas estão tendo (ou não estão tendo, não é!?).

Também pude presenciar outra situação que me surpreendeu. Estacionei meu carro na esquina da frente da loja onde eu ía, estava atravessando a rua quando o carro que estava vindo em minha direção reduziu drasticamente, quase parando no meio da rua, e encostou na esquina, como se fosse estacionar, somente para deixar sair quem estava no passageiro. Pude perceber que as pessoas dos carros que vinham atrás deste carro estavam enfurecidas, por ele ter reduzido demais e ter parado por no máximo 10 segundos na esquina. O que se passa na minha cabeça é que, ao passo que de um lado, muito é cobrado com relação a educação do próximo, a paciência do próximo, por outro lado nada é visto de resultado por parte de quem cobra. Ou seja, a pessoa exige paciência (indiretamente) no ato de ligar o pisca alerta e estacionar em local proibido, mas quando está em movimento, não permite que outras pessoas façam o mesmo, como foi o caso do carro que parou somente para deixar o passageiro, sem causar tumulto aos que vinham atrás dele.

Me admira saber que hoje em dia não existe mais gentileza no trânsito, não existe cooperação, educação, respeito. O que existe é um egocentrismo exacerbado, que se baseia na lei do mais forte, na lei do ‘olho por olho, dente por dente’, e muitas vezes esquece que no meio de tudo isso existem seres humanos.. que de HUMANOS, não têm nada.

♫ The Beatles – It Won’t Be Long

Deixe um comentário

