ECLIPSE LUNAR

Hoje (ainda são 23:58 aqui, então ainda é quarta-feira..) teve eclipse lunar. Segundo os meios de comunicação disseram, foi o eclipse lunar mais longo em 10 anos. O eclipse lunar total acontece quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. A passagem da lua pela sombra da Terra durou 5 horas e meia.

Na real, não vi disco prata, laranja ou vermelho coisa nenhuma. Fiquei das 17:50 às 18:35 lá na rua 5RF, para poder ter uma visão privilegiada, e tirar fotinhos do eclipse. Eu cheguei (de carro, óbvio!) lá embaixo, e vi de longe, no céu ainda claro, um contorno meio enevoado. Era a lua começando a aparecer no céu. Ela já estava bem acima do horizonte. Conforme foi escurecendo, foi abrindo um raio de luz logo na parte de baixo dela. Era a luz do sol voltando a refletir sobre a superfície da lua. Pude perceber que perto dela havia uma grande movimentação de aeronaves, que provavelmente estavam tentando obter as melhores imagens do fenômeno.

Resumindo: foi legal, acompanhei quase que 100% do que era possível ver daqui do Brasil, apesar de ter quase congelado no sereno, e provavelmente estar com tosse por causa disso.

Para quem quiser conferir algumas (poucas) fotos do ocorrido, fiquem a vontade:

http://www.flickr.com/photos/pereirafc/ ]

♫ Escape The Fate – Issues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s