VIDEOGAMES – Parte I (1958 – 1980)

O texto a seguir é um complemento de um texto que eu havia escrito há muito tempo em outro blog, e que me surpreendeu devido às quase 500 visualizações que ele obteve. Por eu não utilizar mais a outra plataforma de blog, migrei o texto para cá, aperfeiçoei-o com alguns dados, e darei continuidade ao assunto, como havia prometido.

Há muito tempo o Homem cultiva o hábito de por várias horas ao dia, jogar videogame! Algumas pessoas dizem que não gostam disso, outras são viciadas em jogos eletrônicos, assim como eu!

Vou (tentar) traçar uma linha do tempo para contar a história dos videogames.

Neste post vou falar dos consoles, e não dos jogos propriamente ditos, e mais para a frente abordarei os consoles portáteis.

Let’s press the start!! =)

1958

Criado nos EUA o primeiro jogo eletrônico, chamado Tennis for two, no laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory.

Mesa com o osciloscópio e a seta indicando o visor do jogo Tennis for Two.

Tela do jogo Tennis for Two.

1961

Um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolve um jogo de batalha espacial, chamado Spacewar!.

Mesa com o computador e o jogo Spacewar!.

Tela do jogo Spacewar!.

1971

A Magnavox (Phillips) lança o Odyssey 100, o primeiro videogame a ser conectado à um aparelho de TV.

Odyssey 100

O Odyssey 100 visto de cima.

Odyssey cartuchosOs cartuchos compatíveis com o console Odyssey 100.

Um ponto interessante deste console é que, devido à precariedade do sistema operacional do console, o jogador precisava colocar cartões plásticos na tela da TV para simular os diferentes campos de jogo. Estes cartões eram conhecidos como Overlays. Abaixo temos alguns exemplos.

overlay1 overlay2 overlay3 overlay4

Os Overlays.

O jogo rodava atrás dos cartões, e você tinha a nítida impressão de que eles estavam acontecendo naquele cenário mesmo, mas não, era só um decalque colocado na tela da TV para fornecer maior realismo ao jogo.

1973 – 1976

Ascensão da Atari e criação de vários arcades. Dentre os jogos destaque dos árcades da Atari estava o Pong, adaptação feita por Nolan Bushnell do jogo Table Tennis lançado para o Odyssey 100. Acredito que já tenham visto esta tela em algum momento de suas vidas.

1972_pong

Tela do Pong.

1976

Surge o chamado Fairchild Channel F. Foram lançados poucos cartuchos para este console (apenas 26) e sua história foi curta no mundo dos games.

chfi

O Fairchild Channel F.

Galactic_Space_Wars

Exemplo de cartucho para Fairchild Channel F.

1977

Lançado o console doméstico da Atari VCS (Video Computer System) ou Atari 2600 (como era mais conhecido), que nos anos seguintes foi amplamente difundido em vários países, inclusive no Brasil (1981). Tendo jogos clássicos como Pac-Man, Enduro, River Raid, Pitfall, Keystone Keepers.

Uma curiosidade acerca do Atari é que a palavra Atari era a palavra dita por um jogador ao encurralar o oponente no  jogo de tabuleiro “GO”, de origem japonesa (assim como no Xadrez, por exemplo, esta palavra é como a popular “Check”; em português, Cheque Mate). O logotipo do Atari representa artisticamente o monte Fujiama.

2600s

O console doméstico Atari 2600.

Neste ano também foi lançado no Brasil o Tele-jogo, pela Philco. Na primeira versão comercializada, era possível jogar futebol, tênis e paredão. Um bom tempo depois, veio o Tele-jogo 10, que, como sugeria o nome, possuía 10 jogos gravados na memória, que eram selecionados através de um botão no console.

O Tele-jogo e seus diversos clones fizeram algum sucesso no início de sua comercialização, mas logo depois caíram no esquecimento pelos brasileiros. O fato de que o aparelho danificava as televisões da época (quando ligado por várias horas seguidas) e a baixa resolução gráfica foram fatores que contribuíram para sua decadência. Está aí a prova de que videogames danificavam a TV. Os pais tinham razão em não aprovarem este tipo de utensílio doméstico.

Telejogo

O Tele-jogo, lançado pela Philco no Brasil.

1978

Inicia-se a febre do jogo Space Invaders nos Arcades, jogo desenvolvido pela Taito. Também é lançado o jogo Football pela Atari. O jogo Space Invaders provoca até falta de moedas no mercado Japonês.

Em 1978 foi lançado o Odyssey 2, que na tentativa de desbancar o reinado do Atari 2600, investiu maciçamente em marketing, considerada talvez a mais exagerada da história dos games. É aquele tal negócio, o console não chegava nem aos pés do Atari 2600, mas ninguém precisa saber disso antes de comprá-lo, então exaltaram-no o máximo possível em suas propagandas.

images

O Odyssey 2.

1980

Lançamento de Space Invaders para o Atari 2600. As vendas do console explodem.

A SNK, outra softhouse, lança Sasuke vs Commander e ganha destaque. Sasuke é um jogo de tiro com gráficos bem detalhados, onde o jogador comanda um samurai que tenta proteger seu shogun de ninjas assassinos.

Também é lançado pela Mattel o Intellivision (Intelligent Television), na tentativa de derrubar o Atari 2600. O console tinha melhores gráficos e resolução (160×92 pixels, 16 cores, 8 sprites), porém vinha com um controle deveras frágil.

intell

O Intellivision. Detalhe para o cabo que liga o controle ao console – fio espiral de telefone antigo.

pinball2

Notem a gama de cores na tela de um dos melhores jogos originais do console, o Pinball.

..continua..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s