VIDEOGAMES – Parte III (1990 – 2013)

Continua..

1993

Em 1993, surge o 3DO, o primeiro console de 32 bits da história. Por ter sido lançado no valor de U$700, não gerou grandes vendas.

3DOO 3DO, que mais parecia um videocassete.

Em 1989, a Atari resolveu investir seu dinheiro em um novo projeto, após a morte do seu console 7800. O resultado deste projeto foi o Panther, console baseado no computador Atari ST de 32 bits. Com a ameaça emergente proporcionada pelo 3DO, a Atari resolve dar uma upgradeada no Panther, adicionando 2 processadores 32 bits extra, e mudou o nome do console, que passou a se chamar Jaguar. Lançado nos EUA em 1993 por U$250, o Jaguar se auto-intitulava o primeiro console de 64 bits do mercado, tendo seu hardware desenvolvido pela IBM americana. Embora apresentando um futuro promissor, mas a pressa para lançar jogos para o Jaguar fez com que o console tivesse uma das piores bibliotecas gamísticas da história. Comparado ao Super Nintendo e ao Genesis, ele deixava muito a desejar no quesito jogabilidade. Mais parecia um console 16 bits turbinado.

jaguarO Jaguar, da Atari.

1994

Como sucessor do Mega Drive, a Sega lança o Sega Saturn, um console bastante engenhoso. O console de 32 bits vinha com uma complicada arquitetura interna, que tinha 8 processadores, e capacidade tanto para 2D quanto para 3D. Tendo como rival mercadológico o ainda desconhecido Playstation, o Saturn ficou famoso pelos seus jogos em 2D, devido à boa memória para texturas.

Sega SaturnO Sega Saturn.

No finalzinho de 1994 também é lançado o primeiro Playstation, pela Sony. O console foi projetado para que manipulasse com maestria polígonos e ambientes 3D. Também conhecido como PSX, o console impressionou o mundo com seus belos gráficos e ótima jogabilidade de seus primeiros títulos.

Play1O Playstation.

1996

A Nintendo finalmente lança o seu console de 64 bits. Nascia o Ultra 64, que em pouquíssimo tempo teve o seu nome ajustado para Nintendo 64. Mas foi um jogo, Mario 64, que mudaria a história dos videogames para sempre, aclamado no mundo todo como o melhor jogo já feito. Embora com a falta de investimento em jogos mais adultos, e por ainda usar a tecnologia dos cartuchos (enquanto os concorrentes Playstation e Saturn já usavam mídias em CD, o Nintendo 64 teve o seu sucesso, principalmente nos EUA.

nintendo64O Nintendo 64 e suas diversas cores.

1998

Em novembro de 1998 é lançado no Japão o primeiro console de 128 bits, chamado Dreamcast, pela Sega. O console foi lançado nos EUA no ano seguinte, e vendeu 225mil unidades só no primeiro dia no país. Com acesso à internet e possibilitando ao jogador jogar jogos online, o Dreamcast logo cativou o público. Seu controle também foi uma inovação para a época, tendo dois slots para o encaixe de periféricos como o VMU, que era um mistura de cartão de memória com um mini-videogame. O Dreamcast foi o último videogame fabricado pela Sega, que agora dedica apenas à produção de jogos para todas as plataformas do mercado.

dreamcastO Dreamcast, com seu controle e o VMU.

2000

No ano 2000 o Playstation 2 foi lançado com grande sucesso.

play2O Playstation 2.

2001

Em 2001, a maior produtora de software do mundo entrou na guerra mundial dos consoles com o Xbox, o primeiro console de videogame da Microsoft. Apesar de ser um console de 32 bits em uma era de 64 bits, o Xbox impressionou com belíssimos gráficos e uma performance proporcionada pela CPU de 733MHz, sendo o console mais rápido de sua geração.

xbox1O Primeiro Xbox.

Também em 2001, a Nintendo lança o GameCube como sucessor do Nintendo 64. O console apresentava inovações, como possibilitar a conexão com um Game Boy Advance, podendo utilizar este como controle.

cubeO GameCube, lançado pela Nintendo.

2005

Neste ano a Microsoft lança o Xbox360.

xbox360O Xbox360 e suas diferentes versões.

2006

Lançamento do Playstation 3. No mesmo ano a Nintendo lança o seu console Nintendo Wii, com um controle com sensor de movimento.

play3O Playstation 3.

wiiO Nintendo Wii, lançado pela Nintendo.

2009

Em 2009, a Microsoft anuncia que está fazendo testes com o Kinect, o periférico para o Xbox360 que revolucionou a forma de jogar videogame. Um pequeno sensor que é ligado ao console, que capta e reproduz os movimentos de todo o corpo do jogador, possibilitando uma verdadeira imersão no mundo do game.

kinect1O Xbox360 conectado ao Kinect (à esquerda da foto).

No final de 2009 também foi lançado o console Zeebo, criado pela Zeebo Inc.

zeebo-2O console Zeebo.

2012 – …

Atualmente vivemos a 8ª geração de consoles de videogame, que foi inaugurada com o mais novo lançamento da Nintendo, o Wii U. O console trás como inovação um controle parecido com um tablet que permite novas possibilidades de interações durante o jogo.

wiiUO Wii U (console pequeno, controle enorme!).

Os novos consoles Playstation (no caso, o Playstatio 4) e Xbox (no caso, o Xbox720, como foi anunciado) também devem integrar esta geração de consoles.

Ao que tudo indica, este será o layout do novo Playstation.

ps4

Já o Xbox720, há indícios de que ele será lançado assim:

Xbox-720-600x300

Porém existe este aparelho nas imagens relacionadas ao Xbox720, portanto, paira a dúvida: Como será o novo console da Microsoft? Nos resta esperar.

XBOX720

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s