Project 365 – 045/365

Imagem

KOBO MINI, DESESPERO E IFTTT

 

Bom, como vocês podem ver na foto, tenho um grande (?) motivo para estar feliz: Meu Kobo Mini chegou. Achei surpreendente quando o moço dos Correios chegou na loja da minha mãe e entregou a embalagem da Livraria Cultura, porque ontem mesmo eles me enviaram um e-mail dizendo que o Kobo estava saindo de lá (ontem). Chegou mega rápido. 

Cheguei em casa, desempacotei o bicho do saco da Livraria Cultura, do enorme plástico bolha, e abri a caixinha. Estava ele lá, lindão! Pluguei-o no netbook, e esperei pacientemente ele configurar com a rede wifi aqui de casa. Depois de uns 20 minutos, ele termina de configurar e me pede para logar, ou via conta da Livraria Cultura ou via cadastro no site do Kobo mesmo. Tentei fazer das duas formas, e nada. O negócio não reconheceu a minha senha, nem de um, nem de outro. Fui no site da Livraria Cultura, alterei a senha, tentei de novo. Nada. Fui no portal da Kobo (‘da’ Kobo ou ‘do’ Kobo? Não faço ideia!), alterei a minha senha lá também, tentei acessar via Kobo Mini, NADA! Desisti de configurar via wifi. Parti para a configuração via computador mesmo. Baixei o software da Kobo, e finalmente deu certo. O barato tava configurado. 

Decidi então dar uma googleada para saber como fazia para adicionar epubs e pdfs no aparelho. Foi aí que eu entrei num site qualquer, que tentava explicar como fazer, e li a seguinte frase: “Você pode armazenar e-books na memória flash do Kobo de 1 Gb ou em um cartão de memória SD (até 32 Gb). O Kobo vem com 100 livros gratuitos pré-instalados. Pode-se adicionar mais livros baixando-os para o Kobo por Wi-Fi ou se conectando ao seu PC ou Mac com um cabo USB.” O desespero bateu, porque até onde eu me recordava das especificações do aparelho, ele não vinha com entrada para expansão de memória, e muito menos tinha vindo com 100 livros grátis. Veio-me o pensamento: “Ahh não! Droga! Comprei um ebook reader pra ler livros que terei que comprar na biblioteca da Kobo. F*deu!”

Foi então que eu percebi que o site se referia ao Kobo,em geral, e não ao Kobo Mini. Tentei outro site, e nada. E o desespero aumentando. Até que baixei o manual em português do aparelho, e lá dizia que para inserir epubs e pdfs na memória interna do Kobo Mini era necessário usar o Adobe Digital Editions. Mas nunca que eu imaginaria que teria que fazer tudo isso pra colocar arquivos de 300kb por uma entrada USB. Procurei o programa pra baixar e instalar, rezando para ele ser free. UFA!! É free, instalei, e consegui, by myself, colocar epubs no bicho (vide foto aí em cima). 

Hoje também inventei de sincronizar o meu blog (este que você está lendo agora) com meu Twitter e Facebook, mas não via WordPress, como já é de praxe, mas sim via IFTTT. IFTTT é um site que sincroniza redes sociais das mais diferentes formas. IFTTT é a sigla de IF THIS THEN THAT, onde você seleciona para a palavra THIS uma rede social e para a palavra THAT outra rede social, configurando da forma como você quer que elas se sincronizem, e pronto, estão sincronizadas. O pessoal que sigo no Twitter geralmente usa isso para postar automaticamente, a cada hora, links de blogs, vlogs, etc. A premissa do IFTTT é automatizar os compartilhamentos entre redes sociais. Você configura ele da forma que quiser, e ele postará automaticamente, nas redes sociais que você escolheu, aquilo que você quer que ele poste. 

No meu caso, eu queria que que o aplicativo postasse de hora em hora links do meu blog no meu Twitter e Facebook, pra ver se mais gente lê isso aqui. Bom, ainda não consegui fazer isto, porque ele pede pra configurar umas coisas no WordPress que eu não consigo entender. Baixei a versão para pc do WordPress, mas parece que só me complicou a vida isso. Vou ver se consigo fazer isso amanhã, porque hoje já cansei disso tudo. 

Bom, por hoje é só. 

Até amanhã!

(:

Deixe um comentário

